O que é TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Ele é chamado às vezes de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção). Em inglês, também é chamado de ADD, ADHD ou de AD/HD.

O TDAH tem sido questão recorrente nos consultórios médicos e psicológicos. 

De fato, há um aspecto neurológico importante como consta na definição oficial, no entanto, cabe destacar que nossas circunstâncias de vida, experiências e aprendizagem interagem com estes fatores orgânicos, em uma combinação complexa.

Como é realizado o diagnóstico?

 

Por essas características citadas acima, o diagnóstico é sempre realizado de maneira multidisciplinar levando-se em conta o aspecto biológico, psicológico e social. 

 

A avaliação é feita em conjunto com outros profissionais de saúde qualificados (fonoaudiólogo, psicopedagogo, médico neurologista),  e pensada como base para o cuidado. Neste sentido, o diagnóstico é importante para compreender e cuidar de cada caso, iniciando-se um tratamento para auxiliar o paciente e sua família a estabelecer estratégias de lidar com as principais dificuldades. 

E o tratamento?

O tratamento para TDAH se dá a partir de uma  avaliação dos possíveis fatores emocionais que influenciam na manutenção da atenção e controle do comportamento.

Qual o meu diferencial?

 

 No meu trabalho com pais, mães, crianças e adolescentes que estão vivendo um sofrimento o importante é sair da polêmica (sim, há uma polêmica sobre as causas do TDAH, se sociais ou biológicas) e realizar um trabalho em conjunto, visando resultados para melhora da vida do paciente (parceria entre família, escola, paciente, psicóloga e demais profissionais de saúde).

 

O contato próximo com a escola no processo de tratamento é essencial e este é um diferencial do meu atendimento.

 

Procuro estabelecer numa relação horizontal, de diálogo, utilizando materiais e criando técnicas individuais que façam sentido para cada um, e assim descobrindo um pouco mais sobre modos diferentes de ser, de agir, de aprender, de estar no mundo que podem ser melhor compreendidas pela pessoa atendida e por todos ao redor. 

Endereço:  

R. Capote Valente (prox. metrô Sumaré)

São Paulo - SP

Contato: 

(11) 99254-9996