O que é Psicoterapia Infantil?

 

É um processo realizado por psicólogos que investiga e identifica problemas que impedem ou dificultam o desenvolvimento saudável da criança, ajudando-a a lidar com as dificuldades e melhorar sua vida. O terapeuta ajuda a criança a se conhecer e a expressar seus sentimentos para que possa ser compreendida pelos adultos à sua volta.

 

Como funciona a Psicoterapia?

 

As sessões são semanais com duração de 45/50 minutos. Os pais ou responsáveis também participam desde a primeira entrevista e periodicamente durante o tratamento. A duração do processo dependerá de cada caso, sendo discutida durante a avaliação psicológica.

 

Como o psicólogo infantil trabalha com as crianças?

 

O trabalho com a criança é realizado por meio do brincar (jogos, desenhos, fantasia, histórias), pois a linguagem lúdica é a melhor maneira de comunicação com o universo infantil. Desta forma, criança e psicólogo descobrem, organizam e tratam dos conflitos que perturbam um desenvolvimento saudável.

 

 

Psicoterapia Infantil

Como sei se o meu filho precisa ir à um psicólogo?

A criança ainda não possui conhecimento suficiente para identificar e entender quando algo não está bem no seu desenvolvimento emocional e social. Então, ela expressa no ambiente suas dificuldades, apresentando comportamentos que não é capaz de controlar sozinha (agressividade, timidez, medo e recusa a ir à escola, choro excessivo, enurese, prisão de ventre, birra, irritação, agitação, fobias, febres frequentes, dificuldade nos

relacionamentos com amigos, dificuldades na aprendizagem).  Mas, claro, existem muitas outras dificuldades e consultar um psicólogo é essencial para tirar suas dúvidas e ter certeza do diagnóstico e tratamento adequados. Procurar um psicólogo poderá ajudar a criança e orientar pais e professores para entenderem o que está acontecendo.

 

Levar a criança ao psicólogo não significa doença ou necessariamente algum transtorno. É uma investigação sobre como a criança tem se relacionado com amiguinhos, professores, conteúdo escolar, pais, familiares, e sobretudo com ela mesma. A prevenção e o processo psicoterápico na infância e na adolescência oferecem  uma possibilidade de mudança importante na rede de relações para que não se cristalizem comportamentos  nocivos, mas se potencializem atitudes  positivas para um crescimento feliz.

Endereço:  

R. Capote Valente (prox. metrô Sumaré)

São Paulo - SP

Contato: 

(11) 99254-9996